Normas para publicação
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Normas para publicação

  1. Organização e Periodicidade

    § 6°. ZEITGEIST é uma revista de publicação impressa de fluxo contínuo, com possibilidade de edições temáticas programadas e com periodicidade semestral.

    § 7°. ZEITGEIST é uma revista de divulgação científica com fins lucrativos.

    1. Os artigos e qualquer outro material recebido para publicação serão cedidos gratuitamente a ZEITGEIST para fins de direitos autorais, com ônus para a Revista.
    2. A ZEITGEIST não paga nem cobra valor de qualquer espécie pela divulgação de Artigos, Resenha ou qualquer outro material recebido para publicação.
    3. A Revista pode receber valores de qualquer espécie de patrocínios ou qualquer congênere.
    4. A Revista pode pagar remuneração de qualquer espécie a qualquer membro do conselho Editorial e do Conselho Científico ou outros contribuintes da Revista.

    § 8°. Como a Revista ZEITGEIST possui fins lucrativos, tendo em vista a manutenção dela, tendo periodicidade semestral, será uma Revista por assinatura anual, na qual os valores cobrados pela assinatura serão modificados anualmente. Também a Revista venderá edições e números avulsos para os não assinantes.

    § 9°. Esta revista utilizará o sistema de Permuta, na qual, serão distribuídos gratuitamente números da Revista ZEITGEIST para as principais Universidades públicas e privadas do Estado de Minas Gerais e do Brasil. O objetivo é criar um arquivo da Revista nas bibliotecas das universidades, podendo ser utilizas para fins de pesquisa e leitura, bem como outros fins relacionados com o estudo.

    § 10°. A Revista ZEITGEIST é articulada da seguinte maneira:

    1. Artigos: serão publicados 8 (oito) artigos que perpasse as duas áreas: Filosofia e o Direito; sendo quatro artigos para cada área. Cada artigo deverá ter no mínimo 15 (quinze), máximo 20 (vinte) páginas.
    2. Recensões: serão publicados 2 (duas) recensões, contendo 1 (uma) página, sendo 1 (uma) para cada área.
    3. Resumos: serão publicados 2 (dois) resumos, contendo 1 página, sendo 1 (um) para cada área.

    § 11°. Sendo assim, a Revista deverá conter no máximo 200 (duzentas) páginas, podendo alterar em casos especiais. Assim como a tiragem da Revista será variável de acordo com a demanda.

  2. Organização Administrativa

    § 12°. A Revista ZEITGEIST é composta por:

    1. Diretor Geral e Diretor Executivo: formado por membros diretores e funcionários docentes da FEVALE ( Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha). São funções do Diretor Geral e Diretor Executivo:
      1. Escolher o editor da Revista.
      2. Buscar recursos financeiros para a Revista.
      3. Dirigir e coordenar o Conselho Editorial e Conselho Científico da Revista.
      4. Responsáveis jurídicos pela Revista.
    2. Editor: formado por um professor formado em uma das áreas da Revista (possuindo graduação ou pós-graduação), responsável por coordenar os Conselhos da Revista. São funções do Editor:
      1. Administrar a redação da revista e fixar, juntamente com o Conselho, a política editorial.
      2. Receber, apreciar e coordenar a avaliação dos artigos e decidir quanto a sua publicação.
      3. Indicar os membros do Conselho Editorial.
      4. Estabelecer o planejamento gráfico da Revista, auxiliado por um profissional da área.
      5. Redigir editoriais sobre assuntos de interesse para os leitores.
      6. Representar a Revista junto a agências financiadoras e em eventos científicos.

        Parágrafo único – Em caso de impedimento, o editor escolherá um membro do Conselho para tal função.

      7. O Editor trabalha com fins lucrativos, conforme as normas da FEVALE.
    3. Conselho Editorial: formado pelos editores da Revista, responsável pela organização, seleção e envio prévio do material a ser publicado para o Conselho Científico. São funções do Conselho Editorial:
      1. Organizar as edições da Revista.
      2. Gerenciar o email e o site da Revista.
      3. Controlar o fluxo dos artigos para análise e publicação.
      4. Avaliar os textos ou indicar dois pareceristas do Conselho Científico.
      5. Deliberar normas internas para seu melhor funcionamento.
      6. É função do Conselho Editorial colaborar com o Editor na consolidação e manutenção da Revista, trabalhando na sua divulgação e emitindo pareceres técnicos.
      7. Aos Conselheiros, caso requisitado pelo Editor, cabe proceder à revisão editorial dos artigos encaminhados, informando-o de sua opinião quanto à:
        1. relevância.
        2. propriedade.
        3. adequação às normas gráficas e editoriais.
        4. ortografia.
        5. estilo e conteúdo científico.
      1. No caso de recomendar à publicação, o parecer deve ser acompanhado de sugestões de modificações, devidamente justificadas.
      2. No caso de rejeição, encaminhar parecer justificado.
      3. Os artigos para análise pelos Conselheiros devem ser devolvidos ao Editor em prazo nunca superior a 4 (quatro) semanas.
      4. O Conselheiro que, por duas vezes, não emitir e enviar o seu parecer sobre artigo que lhe foi confiado, sem justificativa aceitável pelo Editor, poderá ser afastado do corpo editorial.
      5. O Conselho Editorial deverá fazer chamada para Artigos e outras publicações 7 (sete) meses antes da publicação.
      6. O escritor do artigo terá 3 (meses) para enviar o artigo ou outros para a Revista.
      7. O Conselho Editorial deverá ser formado por até 7 (sete) membros.
      8. O Conselho Editorial atua sem fins lucrativos, a Revista não paga nenhum membro do Conselho Editorial.
    4. Conselho Científico: formado por Doutores e Mestres em Filosofia ou Direito, responsável pela apreciação do material selecionado pelo Conselho Científico. Os membros do Conselho Científico são escolhidos pelo Conselho Editorial. São funções do Conselho Científico:
      1. Fornecer pareceres científicos sobre materiais enviados para publicação.
      2. Colaborar com o Conselho Editorial na apreciação das atividades da Revista.
      3. O Conselho Científico é formado por um número indeterminado de conselheiros.
      4. O Conselho Científico atua sem fins lucrativos, a Revista não paga nenhum membro do Conselho Científico

    § 13°. Normas aos Avaliadores:

    1. Os avaliadores, seja membro do Conselho ou pareceristas ad hoc, seguirão as normas publicadas na Revista.
    2. Em caso de parecer desfavorável, o texto enviado poderá ser encaminhado para um segundo avaliador, caso o Editor julgue necessário. Havendo divergência de opiniões entre os dois pareceres, o texto enviado para um terceiro parecerista, que terá a palavra final quanto à aprovação.
  3. Normas para publicação

    § 14°. O articulista deve enviar um e-mail junto com o material a ser publicado informando estar de acordo com as normas da ZEITGEIST, o não cumprimento deste artigo resulta na recusa imediata do material enviado para publicação.

    § 15°. Os textos para publicação deverão obedecer aos seguintes requisitos:

    1. Ser inéditos no Brasil.
    2. Os artigos deverão ter sua extensão ditada pela necessidade de clareza na explicitação dos argumentos, respeitados os limites do gênero de publicação e o bom senso.
    3. Ser redigidos em espanhol ou língua portuguesa; trabalhos em outros idiomas deverão ser traduzidos para o português ou para o espanhol.
    4. Os artigos deverão conter o Título em português e também em inglês, bem como, resumo (5 linhas) e palavras chaves em português e também em inglês, na primeira página do artigo.
    5. Trazer título que corresponda com clareza à idéia geral do trabalho.
    6. Os artigos devem tratar de abordagens referentes ao saber filosófico e jurídico.
    7. Os resumos e recessões devem tratar de abordagens referentes ao saber filosófico e jurídico. Devem respeitar a idéia e normas desses gêneros textuais.
    8. Artigos: serão publicados 8 (oito) artigos que perpasse as duas áreas: Filosofia e Direito; sendo quatro artigos para cada área. Cada artigo deverá ter no mínimo 15 (quinze), máximo 20 (vinte) páginas..
    9. Recensões: serão publicados 2 (duas) recensões, contendo 1 (uma) página, sendo 1 (uma) para cada área.
    10. Resumos: serão publicados 2 (dois) resumos, contendo 1 página, sendo 1 (um) para cada área.
    11. Os textos deverão ser digitados em fonte Times New Roman. Ter espaço entre linhas 1,5.
    12. As citações acima de três linhas deverão ser recuadas, em simetria com o parágrafo, dois espaços após o texto anterior e dois antes do posterior. Conforme 5.3 da NBR 10520 da ABNT, as citações diretas, no texto, com mais de 3 (tres) linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor do que a do texto utilizado e sem as aspas, devendo conter espaços simples.
    13. As notas do texto devem ser de caráter explicativo colocadas no rodapé e as citações devem seguir o sistema autor-data conforme a NBR 10520 da ABNT.
    14. As referencias bibliográficas, listadas em ordem alfabética, devem ser colocadas segundo os exemplos fornecidos abaixo. Outras disposições sobre referencias devem seguir os parâmetros da NBR 6023 da ABNT.

      Livros

      AUTOR. Título da Obra. Número da Edição. Local de Publicação: Editor, ano de publicação. (série). Notas.

      Dissertações e teses

      AUTOR. Título. Ano de apresentação. número de folhas ou volumes. Categoria (grau e área de concentração) – instituição, local.

    15. As recessões e os resumos devem iniciar com a referencia bibliográfica segundo os exemplos acima e, para outras situações deve seguir a norma NBR 6028 da ABNT. Após a referencia segue-se, na ordem nome do autor segundo o item 6.1.2 da NBR 6022 da ABNT.
    16. Os artigos devem conter na primeira página, na ordem aqui expressa, os seguintes itens: nome do artigo em português e inglês, nome(s) do(s) autor(es), resumo em português e em inglês com extensão de 5 linhas três palavras-chave. Sobre o(s) nome(s) do(s) autor(es) segue-se: titulação, email, endereço para correspondência, telefone para contato, instituição em que estuda, trabalha ou pesquisa que devem aparecer em rodapé indicando por asterisco na página abertura.
    17. As disposições sobre publicação que não constam nos itens acima se limitam as normas da ABNT a exemplo da NBR 6022 para artigos em publicação periódica científica impressa e a NBR 6028 para redação e apresentação dos resumos.
    18. O Conselho Editorial reserva-se o direito de efetuar pequenas correções no texto de ordem gramatical e/ou de digitação.
    19. Os artigos devem ser enviados após rigorosa revisão ortográfica e de concordância.
    20. Os textos devem atender rigorosamente ás exigências desse regimento para serem encaminhados para avaliação.
    21. Os textos são de responsabilidade de seus autores
    22. É facultado ao autor o envio de imagens (ilustração, fotografia) para constar do material a ser publicado, respeitados os direitos autorais das mesmas, cabendo ao Conselho Editorial a decisão de publicá-las.
    23. Os casos omissos nesse regimento serão deliberados pelo Conselho Editorial.

    § 16°. Todos os artigos enviados à ZEITGEIST serão submetidos à apreciação de até 2 (dois) pareceristas. Havendo pareceres contrários, os artigos serão encaminhados a um terceiro.

    1. Em caso de necessidade, o Conselho Editorial poderá enviar os artigos específicos para parceria ad Hoc, não integrante do Conselho Científico, observando a titulação de Mestre ou Doutor e especialidade na área do artigo em questão.
    2. Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação dos artigos.

    § 17°. Cabe ao Conselho Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

    § 18°. Os trabalhos devem ser enviados a: zeitgeist@fevale.edu.br

  4. Das reformas

    § 19°. O presente regimento só poderá ser modificado por iniciativa de membro do Conselho Editorial. As modificações serão implementadas apenas se aprovadas pela maioria absoluta do conselho Editorial.

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