Publicações
Horário de Funcionamento: 07h00 às 22h00
Rua da Glória, nº 394, Centro, Diamantina/MG - (38)3531-9666
  • Cadastro

Apresentação

Apresentamos à comunidade acadêmica da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, o Manual de Publicação, com o intuito de orientar os trabalhos de publicação dessa instituição de ensino. Nossa meta é incentivar a produção intelectual-cognitiva, isto é, a divulgação das pesquisas realizadas nessa faculdade no que diz respeito às diversas áreas do conhecimento humano, em especial, a Filosofia e o Direito. Ambas as áreas foram e continuam sendo de extrema importância para o desenvolvimento cultural, intelectual, humano e até mesmo histórico dessa nossa rica região do Vale do Jequitinhonha.

O mundo atual, como nos diz o filósofo Karl Otto Apel, desenvolve-se através do saber, da racionalidade. A questão emblemática é saber o que se produz e como produz o conhecimento, deve-se levar em conta não somente o saber técnico-científico, mas, o saber humanístico, que pensa o presente e o futuro da humanidade de forma discursiva. Como dissemos, a produção do saber é muita, porém, estamos nos níveis da informação, e, na maioria das vezes, não conseguimos lidar com essas informações, porque, a decodificação dessas é feita de forma incorreta e lenta. Além disso, essas informações são, na maioria das vezes, vinculadas a partir de grupos que não importam com a verdade.

Portanto, nossa missão é produzir conhecimento tendo em vista a verdade. Essa ideia que agora refletiremos é o gênesis e a essência da filosofia, isto é, o conhecimento deve ser visto como uma forma de manifestação da verdade, embora, pode-se perceber que outras formas de saber através da luz da verdade buscam uma utilidade para o conhecimento, mas, essa utilidade deve ser para o bem da humanidade, percebe-se que o direito trabalha isso muito bem, buscando a realização da liberdade absoluta na história.

É mister detectarmos que não existe produção de conhecimento sem grupos de pesquisa, na qual o conhecimento é gerado como nos afirma o grande Sócrates. Também, não existe grupo de pesquisa sem que o conteúdo da pesquisa seja difundido àqueles que necessitam da verdade. Portanto, estamos diante de uma díade inseparável e, por isso, a Fevale instituiu esse setor de publicações.

O processo de publicação é lento, pois ao vermos um livro não conhecemos, todo o processo na qual ele foi feito, como nos diz Nietzsche: “No fundo das nascentes tudo se passa com lentidão”. Antes de emergir um conhecimento, é preciso ter um trabalho extensivo, seja ele individual ou coletivo, um trabalho que brota do espanto, da curiosidade, passa pelo crivo da pesquisa e só então deve ser construído, mas essa construção deve ser feita de forma sistemática e cuidadosa, evitando o maior número de erros possíveis.

Logo após esse processo a pesquisa é publicada, ganha vida no mundo objetivo e subjetivo da consciência, na qual, como nos afirma João Batista Libânio, temos a intenção do autor e a intencionalidade do texto.

Portanto, temos a certeza que a Fevale irá desenvolver a pesquisa e o debate, produzindo e publicando conhecimento.

Nessa perspectiva, estamos mobilizando alunos e professores dessa instituição para as futuras publicações.

Criamos quatro centros de publicações, que são dirigidos pelo conselho editorial:

  • Revista Zeitgeist: criada para divulgar os artigos, resumos e recessões dos mais conceituados professores das áreas de Filosofia e Direito.
  • Cadernos de Pesquisa: criados para divulgar os trabalhos oriundos dos grupos de pesquisa, grupos de estudos e projetos de pesquisa da FEVALE, deve-se observar que esses grupos são formados por professores e alunos da instituição.
  • Publicações de Livros: esse tipo de publicação possui caráter individual ou coletivo. Pretendemos publicar dissertações e teses dos professores, bem como determinados temas que foram desenvolvidos de forma extensa e argumentativa.
  • Revista Eletronica Analysis: revista criada com o objetivo de divulgar os trabalhos de pesquisas e estudos dos alunos da FCJ e demais pesquisadores e alunos. Serão publicados TCCs, Artigos e Relatórios de Pesquisas.

Tendo a certeza de que as publicações irão beneficiar não só a Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, mas a população da região, estamos entusiasmados com o trabalhado de pesquisa e divulgação. Esperamos a cooperação de todos.

Paulo Roberto de Oliveira
Editor

Início

Fevale

Fafidia

FCJ

Pesquisa e Extensão

Biblioteca

Publicações