Notícias
Horário de Funcionamento: 07h00 às 22h00
Rua da Glória, nº 394, Centro, Diamantina/MG - (38)3531-9666
  • Cadastro

Grupo de Pesquisa - Fundamentação Filosófico-Antropológica da ideia de Natureza

Ementa: A idéia de natureza é um tema clássico nas Ciências Humanas, clássico no sentido de ser uma pergunta recorrente sejam nas análises filosóficas como antropológica assim como em outras áreas de conhecimento. 

O mundo atual com a questão dos alimentos transgênicos, do projeto genoma, da manipulação das células tronco, nos remete a discussão de saber se um milho transgênico é natural ou não? Já que uma das definições do que não é natureza: é tudo aquilo que sofreu a ação do homem, ou seja, a criação do artifício, neste sentido somos levados a outra questão: se o homem é aquele que artificializa, poderia se pensar o homem como um ser que não participa do mundo natural? Mas, como não, se ele (o homem) participa dos mesmos processos biológicos que qualquer ser vivo? Principalmente o morrer e o viver. Além dessas questões, que não se perderam no tempo, que não se tornaram anacrônica, há também os processos de reflexão sobre esse tema que sempre acompanhou as preocupações dos filósofos. Compreendemos dessa maneira que a temática sobre a idéia da natureza ou sobre o conceito de natureza se faz urgente num mundo que sofre de uma crise ambiental flagrante, que escancara a finitude que o agir humano deve seguir em seus projetos de futuro, além de trazer a tona a necessária animalidade/natureza que o homem deve redescobrir em seu próprio ser.

 

Traçado geral do percurso temático-bibliográfico desta pesquisa (1ª parte):

1-     Breve histórico sobre a idéia de natureza:

  1. a)A idéia de natureza de R.G. Collingwood
  2. b)História da idéia de natureza de Robert Lenoble
  3. c)A natureza de Maurice Merleau-Ponty
  4. d)O véu de Isis de Pierre Hadot

Equipe Atual:

Pesquisadores:

. Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho (UFVJM) - Coordenador

. Prof. Mário Gomes Ferreira (FAJE, FAFIDIA, FEVALE)

. Prof. Paulo Roberto de Oliveira (FAJE, FEVALE)

. Prof. Reginaldo Rocha Duarte

Ano de Início da Pesquisa: 2013

Previsão de conclusão da Pesquisa: 2015

Produtos do Grupo de Pesquisa:

O projeto prevê a apresentação de seminários relacionados inicialmente a cada uma das etapas de seu itinerário temático-bibliográfico. Elaboração de artigos ao término de uma das etapas de seu itinerário temático-bibliográfico. No término da pesquisa será elaborado um texto/artigo com o resultado final da pesquisa, bem como, será apresentado um fórum sobre o tema.

Editais

Últimas Notícias