Apresentação
Horário de Funcionamento: 07h00 às 22h00
Rua da Glória, nº 394, Centro, Diamantina/MG - (38)3531-9666
  • Cadastro

Apresentação

PESQUISA

 

 

A Pesquisa

 

A Pesquisa tem dupla finalidade para a FEVALE: promover o desenvolvimento humano e regional (leitura da sociedade, economia e cultura, respeitando o desenvolvimento microrregional) e a produção de novos conhecimentos sobre uma região mutável e complexa por excelência. Para tanto, a Coordenação de Pesquisa trabalhará articuladamente com as Unidades Acadêmicas (FAFIDIA e FCJ) e demais órgãos da FEVALE.

Diretrizes

As ações e os projetos desenvolvidos pela pesquisa acadêmica da FEVALE orientam-se por diretrizes convergentes para promover a educação e a cultura. Elas serão elaboradas e implementadas pelas unidades acadêmicas da FEVALE ou em parceria com outras instituições e/ou organizações e desenvolvidas na instituição e em espaços determinados da comunidade. Como o campo de atuação da FEVALE concentra-se nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, há dois tipos de programas que podem ser desenvolvidos:

1 – Pesquisa em Programas Acadêmicos: projetos de pesquisa ligados diretamente às unidades de ensino da FEVALE, envolvendo também o programa de iniciação científica.

2 - Pesquisa em Programas Especiais: As demandas dos Programas Especiais serão geradas a partir das parcerias entre a Fevale e organizações/pessoas ligadas ao desenvolvimento humano no Vale do Jequitinhonha. Para tanto, pretende-se apoiar projetos de pesquisa interinstitucionais, integrados e inseridos nas áreas de turismo, patrimônio cultural, patrimônio natural, desenvolvimento econômico local sustentável, direitos humanos (em especial ligados a crianças, adolescentes, mulheres e idosos, negros e grupos em situação de risco), realidades sócio-educacionais no Vale do Jequitinhonha, avaliação de políticas públicas e que visem programas destinados a amparar e incentivar projetos de criação artística e de pesquisa – histórica ou estética.

3. A pesquisa abriga o Centro de Memória Cultural do Vale do Jequinhonha / CMCVJ que é um centro de pesquisa regional fundado em 1997 e composto por diversos acervos regionais, a saber: Acervo Fotográfico JK, Acervo de Jornais Sóter Couto, Acervo Oral de Contos e Causos do Vale do Jequitinhonha.

Início

Fevale

Fafidia

FCJ

Pesquisa e Extensão

Biblioteca

Publicações