Histórico
Horário de Funcionamento: 07h00 às 22h00
Rua da Glória, nº 394, Centro, Diamantina/MG - (38)3531-9666
  • Cadastro

Histórico

Ao longo de seus 43 (quarenta e três) anos a Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha manteve instituições de ensino superior que têm buscado atender uma parte da demanda de formação do mercado profissional na região do alto do Jequitinhonha, promovendo, concomitantemente, um desenvolvimento cultural nas áreas em que tem atuado.

Entre 1966 e 2001, a história da FEVALE esteve muito ligada à formação de profissionais da área de educação: pedagogos e docentes. Em 2002, a FEVALE abre uma nova perspectiva de formação profissional, criando a Faculdade de Ciências Jurídicas, cujo currículo reflete, entre outras coisas, demandas e desafios de um Estado Democrático de Direito, frente a uma sociedade pluricultural e profundamente marcada pela desigualdade social.

São ofertados, a cada processo seletivo anual, 50 vagas referentes a cada entrada semestral, sendo sempre a primeira entrada para o turno matutino e a segunda entrada anual para o turno noturno. A FCJ absorve alunos do Alto e Médio Jequitinhonha majoritariamente.

A presença da FCJ no Vale do Jequitinhonha se justifica pela ênfase dada em seu projeto pedagógico ao estabelecimento real da cidadania e ao desenvolvimento regional do Vale do Jequitinhonha. Houve mudanças no perfil dos trabalhadores do Vale (com um intenso fluxo migratório), mudanças culturais (como queda na taxa de natalidade), mudanças de hábito (maior intercâmbio com outras áreas dentro e fora de Minas Gerais). Há necessidade de recuperação do patrimônio natural, necessidade de desenvolvimento dos recursos humanos, necessidade de se criar oportunidades para o cooperativismo, necessidade de que as mulheres e os jovens se vejam como agentes de seu próprio meio, tudo isso sobre os pilares do Estado Democrático de Direito.

A FCJ trabalha na formação e no desenvolvimento de recursos humanos, na participação em projetos de desenvolvimento do Vale, na produção de conhecimento sobre a região, na cooperação técnica com o poder público, na implantação e implementação de projetos culturais e sociais, na assessoria das comunidades em seus projetos de inserção econômica e social.

Como exemplo de sua atuação, além da formação diferenciada de seus alunos (ensino), a FCJ desenvolveu projetos de pesquisa como a Organização do Acervo Fotográfico Chichico Alkmin e a Organização do Acervo do Fórum de Diamantina; Projeto Acesso à Justiça, Ouvidoria de Polícia e Cidadania, entre outros. Ainda, com vistas à atuação da FCJ de modo a estreitar laços com a comunidade regional e participar efetivamente da realidade da região, a FCJ implementou e ainda realiza vários projetos de extensão, como a Promoção de Ciclo de Debates sobre Cidade e Patrimônio Cultural; a Promoção de eventos com o Conselho Tutelar, como o Fórum de Debates; a participação na criação da Agência de Desenvolvimento (MESOVALES); a instalação da Ouvidoria da Polícia Militar;diversos seminários e palestras; a 1ª Conferência Regional do Vale do Jequitinhonha sobre políticas públicas para mulheres; o debate sobre Políticas Públicas da Juventude; o Curso de Direitos Humanos e Violência contra a Mulher; o Curso sobre os novos paradigmas de direitos humanos e segurança pública; a Criação da Comissão Acadêmica de Direitos Humanos, entre outros.

Início

Fevale

Fafidia

FCJ

Pesquisa e Extensão

Biblioteca

Publicações