Histórico
Horário de Funcionamento: 07h00 às 22h00
Rua da Glória, nº 394, Centro, Diamantina/MG - (38)3531-9666
  • Cadastro

Histórico

Desde 1966, a Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha manteve, e ainda mantém, instituições de ensino superior, que têm buscado atender uma parte da demanda de formação do mercado profissional na região do alto e médio Jequitinhonha/MINAS GERAIS, promovendo um desenvolvimento cultural nas áreas em que tem atuado.

A história da FAFIDIA está ligada à formação de profissionais da área de educação: pedagogos e docentes. Pode-se dizer que dessas Faculdades, a FAFIDIA tem sido em todos esses anos, a instância formadora de uma grande parcela de professores que hoje atuam nos ensinos fundamental, médio e superior de muitos municípios do nordeste de Minas Gerais. Essa atuação foi ampliada mediante convênios realizados com diferentes prefeituras, chegando inclusive a município do médio Jequitinhonha, fortalecendo ainda mais uma missão importante da Fundação no campo educacional.

Diante desse cenário, a FAFIDIA tem uma presença significativa na região. Situa-se no alto do Jequitinhonha, estende-se ao médio e tem grandes chances de se conveniar com prefeituras do baixo Jequitinhonha.

A partir de 2004 um novo cenário educacional foi delineado em Minas Gerais e no Brasil abrindo duas diferentes frentes de atuação, a saber: em Minas Gerais, a legislação da Assembléia Legislativa que permitia abertura de novos cursos fora da sede e, no Brasil, o projeto do governo federal ligado ao Ensino à Distância – EAD.

Esse cenário permitiu à FAFIDIA ampliar horizontes e oferecer cursos em outras cidades a partir de Campus dessa instituição, todavia, o EAD e a concorrência apresentada por diversas instituições de outros estados brasileiros, aliados ao baixo poder aquisitivo da população do norte/nordeste de Minas Gerais, apresentou concorrência tal que a procura pelos cursos presenciais foram se esvaecendo até que chegamos em 2009 com a Instituição praticamente em fase de conclusão de suas atividades de docência superior, sofrendo gravíssima crise financeira.

A Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina - FAFIDIA está sediada na cidade de Diamantina, à Rua da Glória – 394. A Instituição esteve agregada à Universidade do Estado de Minas Gerais desde 1989 e é mantida pela Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, foi autorizada pelo Parecer CEE /MG n.º 26, de 22/03/1968 e iniciou suas atividades nesse mesmo ano, com um total de 180  (cento e oitenta) vagas anuais e apenas 100 (cem) alunos, ministrando os cursos de:

I. Filosofia-Licenciatura Plena, com 30 vagas.

II. Letras-Licenciatura Plena, com 40 vagas e as seguintes habilitações:

  • Português;
  • Inglês;

III. História-Licenciatura Plena, com 30 vagas

IV. Pedagogia, com 80 vagas e as seguintes habilitações:

  • Magistério das Disciplinas Pedagógicas do 2º grau;
  • Administração Escolar;
  • Inspeção Escolar;
  • Supervisão Escolar;
  • Orientação Educacional ;

Juntamente com a Instituição, todos os cursos acima citados foram reconhecidos em 1974, através do Decreto n.º 74.573, de 19 / 09/ 74.

Em 2004, foi instituído o Curso de Música na Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina. Neste mesmo ano, o Curso de Filosofia, que deixou de ser oferecido a partir de 1999 (por inexistência de demanda) foi reativado por meio de convênio com a Mitra Arquidiocesana de Diamantina.

Em 1994, foi implantado o Curso de Ciências, com licenciatura curta em Ciências e plena em Matemática, com 60 (sessenta) vagas anuais. Esse Curso foi reconhecido pelo Decreto 40.639 de 11/10/99.

Passados mais de 40 anos de sua instalação, a FAFIDIA, em 2004, contava com cerca de 1800 (hum mil e oitocentos) alunos em seus cursos, tendo já se solidificado como Instituição de referência na formação de profissionais para a Educação no Alto Vale Jequitinhonha. Além de cursos de graduação, a FAFIDIA ofereceu também Programa Complementação Curricular e de Pós-graduação Lato Sensu nas áreas de seus cursos (até 2006).

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, a Instituição já executou vários projetos de formação continuada, dentre eles o “ Programa de Formação Emergencial”, o  “Programa de Capacitação de Professores- PROCAP, o  “Programa de Aceleração da Aprendizagem P.A.A, bem como, a Coordenação Regional do Sistema Minério de Avaliação – SIMAVE/PROEB e, a partir do ano de 2002, iniciou a formação de 630 professores de escolas públicas, no Curso de Normal Superior, na modalidade de Educação à distância - Projeto Veredas.

Além das atividades de ensino, a Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina, veio se firmando tanto na Extensão quanto na Pesquisa. Para tanto, tem buscado recursos humanos e logísticos para implantação de projetos, mediante parcerias com diversos órgãos de fomento e financiamento, com os quais compartilha objetivos: a UFMG, a Fundação João Pinheiro, diversas Prefeituras Municipais, a Secretaria de Estado da Educação, a FAPEMIG, a FINEP, a CAPES, a CNPq, S.E.E / MG, diversas ONGs, bem como a Copasa são alguns parceiros nos variados projetos de Pesquisa que vêm sendo desenvolvidos.

Início

Fevale

Fafidia

FCJ

Pesquisa e Extensão

Biblioteca

Publicações