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Objetivos da Licenciatura em Filosofia

 

O curso de licenciatura, ora proposto, tem como objetivo a formação de professores de Filosofia para atuarem no ensino médio e, em alguns casos, na educação básica e no ensino fundamental. Visa, também, preparar professores de Filosofia capazes de prosseguirem os seus estudos, em cursos de pós-graduação (especialização e mestrado) e/ou em cursos de Teologia para aqueles que optarem pela carreira religiosa. A licenciatura gozará de uma forte iniciação à pesquisa, tanto aquelas que relacionam educação e filosofia quanto as que tratam de questões estritamente filosóficas. Essa licenciatura em Filosofia se orienta para um estudo sistemático, histórico e crítico das idéias fundamentais que estão na base da cultura ocidental, visando formar professores para o trabalho interdisciplinar, em que se exige, uma visão crítica e articulada da realidade. Dessa forma, o aluno pode contribuir com a sociedade, problematizando e questionando atentamente a realidade, buscando explicitar os determinantes e as condições de possibilidade dos conhecimentos produzidos pela cultura e dos valores que orientam o pensamento e a ação moral. Exercendo o que se constitui como a especificidade da práxis filosófica, ou seja, a sua capacidade de autoconstituir-se constantemente, o curso visa, por meio de uma reflexão crítica, um diálogo sempre aberto com outras áreas do conhecimento e do saber.

Será mantida uma sólida e consistente formação científica, característica dos cursos de bacharelado, para que o egresso desse curso, como foi dito, tenha a possibilidade de realizar pesquisas acadêmicas e também pesquisas e investigações inter e transdisciplinares (incluindo à sua “formação habilitações suplementares”). Resumindo, não há dúvidas de que o Filósofo egresso poderá:

  • Atuar como Professor de Filosofia da educação básica: ensino fundamental e médio (em instituições públicas e privadas).
  • Seguir carreira acadêmica, por meio de cursos de pós-graduação.
  • Contribuir profissionalmente com outras áreas, no debate inter e transdisciplinar, tanto em ambientes educacionais formais (escolas públicas e privadas, universidades, faculdades, instituições e núcleos de pesquisa, centros de investigação, etc.) quanto não formais (cursos livres, ambientes virtuais de aprendizagem, por meio de diferentes veículos de comunicação de massa, etc).
  • Trabalhar como consultor em “assessorias culturais” e em instituições de pesquisas.
  • Atuar como professor, crítico literário, ensaísta, gestor de instituições culturais, etc. utilizando os diferentes meios de comunicação e instituições do mundo da cultura;
  • Contribuir para uma mudança na sociedade, em nível de formação cidadã capaz de problematizar questões sociais e dar respostas adequadas e éticas aos problemas atuais.

 

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