Ementas das Disciplinas
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Ementas das Disciplinas

EMENTÁRIO

 

 

1° PERIODO

 

 

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 45H

Ementa: O homem como ser simbólico. O conhecimento humano. Ciência e técnica. O mundo e o homem contemporâneos. A crise da razão.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA I – 60 H

Ementa: Discussão das noções de filosofia, ciência, saber teórico e prático, técnica e tecnologia; discussão sobre método científico, demonstração, verdade e sobre a classificação das ciências; estudo da lógica da pesquisa científica, sua organização e efetivação.

 

HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA – 45 H

Ementa: A proposta da história da filosofia antiga, aqui apresentada, pretende investigar o nascimento da filosofia com os gregos e a relação com a problemática posta pelos pré-socráticos, com um importante relevo a Parmênides e Heráclito. O passo sucessivo consiste em esclarecer o alcance e o método da filosofia na Idade clássica do pensamento sobre o influxo de Platão e Aristóteles.O neoplatonismo e o influxo no vindouro pensamento cristão nos levará a um breve exame da doutrina de Plotino e de Proclo, bem como à filosofia/teologia de Agustinho de Hipona.

 

LEITURA DOS CLÁSSICOS I: SEM. DE FILOSOFIA ANTIGA – 45 H

Ementa: O seminário aprofundará sobre a questão política do mundo grego antigo, buscando fundamentos nos textos aristotélicos – a Ética a Nicômaco e a Política – evidenciará o confronto da concepção grega de política com outras culturas.

 

COSMOLOGIA – 45 H

Ementa: Percurso histórico sobre as explicações e teorias cosmológicas: cosmologia filosófica e científica. Filosofia da natureza e Filosofia da Ciência: especificidades e semelhanças. Teorias sobre o espaço-tempo cósmico e humano. A importância da construção de uma nova Filosofia da Natureza.

 

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS – 45 H

Ementa: De acordo com o projeto pedagógico do Curso.

 

 

2° PERÍODO

 

HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL – 45 H

Ementa: O conflito de dois horizontes; a tradição filosófica grega e os conceitos da mensagem cristã. a elaboração da mensagem bíblica. A Patrística à Escolástica. A formação escolástica: a fase preparatória; o desenvolvimento; os séculos XI e XII; os pilares construtivos. A dissolução da Escolástica.

 

LEITURA DOS CLÁSSICOS II: SEM. DE FILOSOFIA MEDIEVAL – 45 H

Ementa: Limites entre o pensar antigo e o medieval. Ponto de contato e de separação. A reflexão do pensamento e problemas antigos sobre uma roupagem cristã.

 

ÉTICA – 60 H

Ementa: Introdução ao estudo da Ética: definição, interesse, legitimidade, método e divisão; Ética e outras áreas do saber. A fenomenologia do Ethos. A ciência do Ethos. Evolução histórica da Ética ocidental: a ética grega na Grécia homérica, arcaica, clássica e helenista; a ética medieval; a ética moderna; a ética contemporânea.

 

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA – 60 H

Ementa: A origem da pergunta pelo homem. Antropologia Cultural e Antropologia Filosófica. O surgimento da Antropologia Filosófica- suas condições de possibilidade. A condição Humana. A razão e a Finitude. O sujeito da psicanálise. A pergunta pelo homem no Brasil-o percurso da identidade nacional.

 

LÓGICA – 60 H

Ementa: Princípios lógicos; Conceito; Juízo-proposição; Raciocínio-argumento: argumentos indutivos e dedutivos: silogismos. Simbolização matemática.

 

OPTATIVA 1 – 45 H

Ementa: A ser escolhida no rol das optativas.

 

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS – 45 H

Ementa: De acordo com o projeto pedagógico do Curso.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – 75 H

Ementa: O Estágio Supervisionado possibilita ao aluno o estabelecimento de correlações entre os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica e a vivência da realidade do cotidiano das instituições onde o exercício de sua profissão é requerido.

 

PRÁTICA DE FORMAÇÃO I – 75 H

Ementa: Diversas atividades teórico-práticas que têm como ênfase o Sujeito Acadêmico. Fundamento, modalidades e etapas da pesquisa e do trabalho científico. Métodos e técnicas para sua elaboração e apresentação DE Memorial e Monografia. Discussão e explicitação acerca de metodologias e técnicas de Pesquisa e também contribuição para o desenvolvimento do memorial e da monografia. Criação, execução e produção obras e produtos artístico-culturais e, integração e participação de diferentes ações e movimentos culturais e artísticos.

 

 

3° PERÍODO

 

HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA – 45 H

Ementa: A análise do período renascentista como uma reelaboração do pensamento filosófico em função do acento humanista para interpretar as possibilidades humanas. O caráter transitório deste período indica o advento da época moderna, segundo a ordem pré-anunciada por Bacon: de fim de um mundo encantado, onde a razão buscará o máximo de respostas possíveis, promovida desde o desenvolvimento técnico passando pela descoberta do cogito até a suprema autonomia da vontade livre de Kant. O último grande desdobramento desta análise passará pela incrementação idealista dos românticos de Fichte, Schelling e de Hegel, preanunciando a critica contemporânea de Nietsche e Heidegger à metafísica do saber absoluto e o prejuízo para a compreensão do Ser.

 

LEITURA DOS CLÁSSICOS III: SEM. DE FILOSOFIA MODERNA – 45 H

Ementa: A teoria epistemológica de Hume vista a partir do estudo detalhado de partes do Tratado da Natureza Humana e da Investigação sobre o Entendimento Humano. Procura-se situar as contribuições de Hume nos contextos filosófico e científico de sua época.

 

METAFÍSICA I – 60 H

Ementa: O curso compreende a reflexão da problemática metafísica ao longo da história da filosofia. Trata-se de pensar a civilização metafísica. Desde os gregos, a filosofia se preocupou com a questão do ser e todos os sistemas de pensamento, de uma forma ou de outra, se mantiveram fiéis à questão. Conhecer a metafísica significa compreender os compromissos nascidos de determinada visão de mundo e a justificação racional de determinadas formas culturais e históricas.

 

TEORIA DO CONHECIMENTO – 60 H

Ementa: O curso objetiva explicitar a problematização do desenvolvimento de uma teoria do conhecimento a partir da modernidade, destacando algumas linhas de pesquisas importantes nesse período (o idealismo cartesiano, o empirismo inglês e o idealismo transcendental kantiano). Pretendemos ressaltar os conflitos existentes entre estas linhas de pensamento, assim como discutir sobre a sua formulação do conceito epistemológico da “verdade” e também da verdade transempírica.

 

FILOSOFIA POLÍTICA – 60 H

Ementa: Este curso pretende ser uma exposição comparativa entre o modelo de política que se estabeleceu em alguns pensadores da Grécia Antiga e os parâmetros do pensamento político da modernidade. Pretende-se mostrar durante o curso qual foi o impacto da razão moderna sobre a pretendida unidade entre a ética e a política defendida por alguns pensadores clássicos.

 

OPTATIVA 2 – 45 H

Ementa: A ser escolhida no rol das optativas.

 

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS – 45 H

Ementa: De acordo com o projeto pedagógico do Curso.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 75 H

Ementa: Trabalho de imersão no contexto escolar e na prática pedagógica por um tempo intensivo. O Estágio Supervisionado possibilita ao aluno o estabelecimento de correlações entre os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica e a vivência da realidade do cotidiano das instituições onde o exercício de sua profissão é requerido.

 

PRÁTICA DE FORMAÇÃO II – 75 H

Ementa: Diversas atividades teórico-práticas que têm como ênfase a Identidade Profissional do Professor. Fundamento, modalidades e etapas da pesquisa e do trabalho científico. Métodos e técnicas para sua elaboração e apresentação de Memorial e Monografia.      Discussão e explicitação acerca de metodologias e técnicas de Pesquisa e também contribuição para o desenvolvimento do memorial e da monografia.     Criação, execução e produção obras e produtos artístico-culturais e, integração e participação de diferentes ações e movimentos culturais e artísticos.

 

 

 

4° PERÍODO

 

HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA – 45 H

Ementa: O nascimento da Modernidade, o Positivismo, o Pragmatismo, a Semiótica, o Atomismo Lógico, o Círculo de Viena, a Filosofia analítica, a Filosofia da Linguagem Comum, a Fenomenologia, a Hermenêutica, o Existencialismo, o Marxismo, o Personalismo, a Escola de Frankfurt, a Teoria da Ação Comunicativa e o Estruturalismo.

 

LEITURA DOS CLÁSSICOS IV: SEM. DE FIL. CONTEMPORÂNEA – 45 H

Ementa: Limites entre o pensar moderno e o contemporâneo. Ponto de contato e de separação. O retorno de pensamentos e problemas antigos sobre uma nova roupagem.

 

METAFÍSICA II – 60 H

Ementa: Nesta etapa, considerando superada a compreensão dos conceitos basilares das filosofias antiga e medieval, entramos de cheio no pensamento de Kant e a ambigüidade que a metafísica assume dentro do criticismo e do jogo de condições impostas pelo autor da Crítica da razão pura. A análise do pensamento de Kant se estende até os nossos tempos, e aqui é importante analisar o retorno a uma certa gramática metafísica alemã – O último passo será uma consideração metafísica da linguagem no pensamento de Nietzsche e a constante alusão de Heidegger a Kant.

 

FILOSOFIA DA RELIGIÃO – 60 H

Ementa: O Positivismo.·O Neopositivismo.·O Racionalismo Crítico de Popper.·A Ciência em G. Bachelard.

 

ESTÉTICA – 60 H

Ementa: Estudo de elementos que constituem a reflexão filosófica sobre a arte no Ocidente.

 

OPTATIVA 3 – 45 H

Ementa: A ser escolhida no rol das optativas.

 

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS – 45 H

Ementa: De acordo com o projeto pedagógico do Curso.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – 90 H

Ementa: Trabalho de imersão no contexto escolar e na prática pedagógica por um tempo intensivo.

 

PRÁTICA DE FORMAÇÃO III – 90 H

Ementa: Diversas atividades teórico-práticas que têm como ênfase a Identidade Profissional do Professor. Fundamento, modalidades e etapas da pesquisa e do trabalho científico. Métodos e técnicas para sua elaboração e apresentação de Memorial e Monografia. Discussão e explicitação acerca de metodologias e técnicas de Pesquisa e também contribuição para o desenvolvimento do memorial e da monografia. Criação, execução e produção obras e produtos artístico-culturais e, integração e participação de diferentes ações e movimentos culturais e artísticos.

 

 

 

 

5° PERÍODO

 

FILOSOFIA DA CIÊNCIA – 60 H

Ementa: O Positivismo. O Neopositivismo.            O Racionalismo Crítico de Popper. A Ciência em G. Bachelard.

 

FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – 60 H

Ementa: O curso tem a pretensão de apresentar os elementos fundamentais para a compreensão da filosofia das ciências sociais em seu pensamento clássico. Assim como, ressaltar a importância da relação, filosofia e sociedade, como forma de compreensão da estrutura e  da formação humana na integração político-social no mundo contemporâneo.

 

FILOSOFIA DA LINGUAGEM – 60 H

Ementa: Lógica e filosofia da linguagem em Frege; O atomismo lógico; A busca da linguagem perfeita; Retorno à linguagem comum; Atos de fala e filosofia da mente.

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – 45 H

Ementa: Elementos de psicologia enquanto ciência e suas aplicação à educação. Psicologia do desenvolvimento ou da idade evolutiva (infância e adolescência). Teorias do processo de aprendizagem. Elementos de Filosofia da Educação: significados e contribuições na formação do educador; valores e objetivos e sua função mediadora na cultura humana; A educação brasileira na perspectiva da concepção dialética.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA II – 60 H

Ementa: Discussão sobre método científico, demonstração, verdade e sobre a classificação das ciências; Regras da ABNT; Elaboração de textos científicos.

 

OPTATIVA 4 – 45 H

Ementa: A ser escolhida no rol das optativas.

 

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS – 45 H

Ementa: De acordo com o projeto pedagógico do Curso.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – 90 H

Ementa:Trabalho de imersão no contexto escolar e na prática pedagógica por um tempo intensivo.

 

PRÁTICA DE FORMAÇÃO III – 90 H

Ementa:Diversas atividades teórico-práticas que têm como ênfase a Identidade Profissional do Professor. Fundamento, modalidades e etapas da pesquisa e do trabalho científico. Métodos e técnicas para sua elaboração e apresentação de Memorial e Monografia. Discussão e explicitação acerca de metodologias e técnicas de Pesquisa e também contribuição para o desenvolvimento do memorial e da monografia. Criação, execução e produção obras e produtos artístico-culturais e, integração e participação de diferentes ações e movimentos culturais e artísticos.

 

 

 

 

 

6° PERÍODO

 

LIBRAS – 45 H

Ementa:Apresentar diretrizes pedagógicas que favoreçam o movimento da inclusão das pessoas surdas sob o ponto de vista lingüístico, cultural, social e pedagógico

 

PSICOLOGIA – 60 H

Ementa: O papel da Psicologia da Educação e contribuições para a prática do profissional da educação. Introdução à psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem humana; psicologia da educação: seu campo de estudo e seu fundamento científico; a psicanálise (perspectivas: analítica – Freud); Comportamento – Skinner; Construtivismo na teoria de Jean Piaget,  Sócio-Histórica – cultural de Lev Vigotsky. As variáveis relacionadas às praticas pedagógicas. Perspectivas para uma educação inclusiva.

 

FILOSOFIA DO DIREITO – 60 H

Ementa:Fundamentos éticos do direito. A dimensão política do direito. O direito na perspectiva da teoria da justiça.

BIOÉTICA – 60 H

Ementa:Contextualizar o surgimento, definição e o conteúdo da Bioética como saber autônomo; explicitar a antropologia que servirá de base para o discurso, e os principais desafios concretos da bioética, destacando a mentalidade subjacente e apontando as questões éticas implicadas.

FILOSOFIA DA MENTE – 60 H

Ementa: A experiência do homem como ser no mundo. A evolução da visão do mundo. Os diferentes tipos de acesso à natureza: conhecimento pré-científico, científico e filosófico. Tarefas da filosofia da natureza na era da nova física e da ecologia. Como pensar filosoficamente hoje: o espaço, as leis da natureza, a matéria, a vida, o sentido do universo e o lugar do ser humano nele.

 

OPTATIVA 4 – 45 H

Ementa: A ser escolhida no rol das optativas.

 

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS – 45 H

Ementa: De acordo com o projeto pedagógico do Curso.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – 90 H

Ementa:O Estágio Supervisionado é uma atividade que coloca o formando em contato direto com a atividade profissional que desenvolverá após a conclusão do curso superior. Visa proporcionar o conhecimento e a prática referente ao cotidiano escolar além de procurar corrigir possíveis falhas que o futuro educador apresenta.

 

PRÁTICA DE FORMAÇÃO IV – 90 H

Ementa:Diversas atividades teórico-práticas que têm como ênfase o Sistema e a Política Educacional. Fundamento, modalidades e etapas da pesquisa e do trabalho científico. Métodos e técnicas para sua elaboração e apresentação de Memorial e Monografia. Discussão e explicitação acerca de metodologias e técnicas de Pesquisa e também contribuição para o desenvolvimento do memorial e da monografia. Criação, execução e produção obras e produtos artístico-culturais e, integração e participação de diferentes ações e movimentos culturais e artísticos.

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